Núcleo de Estudos e Pesquisas em Alfabetização, Leitura e Escrita do Espírito Santo

Teses de Doutorado

                                                    Teses de Doutorado
                             Título        Autor   Orientador   Data de         defesa
Políticas de alfabetização de surdos adotadas no Brasil (2003 a 2016) e em países da América Latina: diálogos com as orientações da UNESCO Tamille Correia de Miranda Milanezi Cláudia Maria Mendes Gontijo 28/06/2023

Violência escolar: reflexões a partir de enunciados materializados em documentos da UNESCO e do Brasil

George Francisco Corona

Cleonara Maria Schwartz

04/05/2023

A produção de textos audiovisuais por professores surdos

Ericler Oliveira Gutierrez Ouedraogo

Cleonara Maria Schwartz

01/06/2022
Diálogos sobre a proposta de formação do Programa de Alfabetização na Idade certa (PNAIC) Monica Cristina Medici da Costa Cláudia Maria Mendes Gontijo 03/03/2021

Cursos on-line do programa escrevendo o futuro: vozes que se depositam e que se calam em uma política pública de formação de professores para o ensino da Língua Portuguesa no Brasil

Gisele Santos de Nadai

Cleonara Maria Schwartz

16/12/2020
Alfabetização e Letramento Científicos: discursos produzidos nas dissertações e teses (1992-2016) Mari Inês Tavares Cláudia Maria Mendes Gontijo 28/02/2020
Cinema na escola: compreendendo as produções de sentido nos textos (orais e escritos) das crianças do ciclo de alfabetização Santiago Daniel Hernandez-Piloto Ramos Cláudia Maria Mendes Gontijo 28/02/2020

A leitura literária em programas governamentais de formação de professores alfabetizadores do início do século XXI (2001-2018): o tropeço, a trapaça e o deleite

Mariana dos Passos Ramalhete

Cleonara Maria Schwartz

16/12/2019
Os discursos da UNESCO e a avaliação da alfabetização infantil na América Latina e Caribe (1980-2012): diálogo com o contexto brasileiro Ana Paula Rocha Endlich Cláudia Maria Mendes Gontijo 19/06/2019
O projeto principal de educação para a América Latina e o Caribe (198-2000) e a alfabetização de crianças Fabricia Pereira de Oliveira Dias Cláudia Maria Mendes Gontijo 19/02/2019

Ações para implementação da Lei 10.639/03: a (des)consideração da identidade híbrida do negro contemporâneo

Juciene Silva de Sousa Nascimento Cleonara Maria Schwartz 21/12/2017

Quem conta um conto aumenta um ponto? Reflexões sobre as adaptações de clássicos da literatura para crianças e jovens leitores

 Andréa Antolini Grijó Cleonara Maria Schwartz 20/12/2017
Cadernos de formação do PNAIC em Língua Portuguesa: concepções de alfabetização e de letramento Kaira Walbiane Couto Costa Cláudia Maria Mendes Gontijo 19/04/2017
UM Olhar Sobre o Pró-letramento Janaina Silva Costa Antunes Cláudia Maria Mendes Gontijo 23/09/2015
PERSPECTIVA do Letramento: Mudanças e Permanências nos Livros Didáticos de Alfabetização Shenia D´arc Venturim Cornélio Cláudia Maria Mendes Gontijo 29/04/2015

O Ensino das Relações Sons e Letras e Letras e Sons no Contexto da Alfabetização do Município de Vitória.

Joselma de Souza Mendes Rizzo Cleonara Maria Schwartz 26/02/2015

As Relações Grafofônicas na Provinha Brasil (2008-2012)

 Rosalina Tellis Gonçalves Cleonara Maria Schwartz 26/02/2015
A Alfabetização/educação de Surdos na História da Educação do Espírito Santo Ednalva Gutierrez Rodrigues Cláudia Maria Mendes Gontijo 16/12/2014
As Relações Entre Desenho e Escrita no Processo de Apropriação da Linguagem Escrita Margarete Sacht Goes Cláudia Maria Mendes Gontijo 15/12/2014

O "Método Global" e o Ensino da Leitura na Escola Primária no Estado do Espírito Santo: Anos de 1960.

Neusa Balbina de Souza Cleonara Maria Schwartz 18/06/2014

As relações sons e letras e letras e sons em livros didáticos de alfabetização (PNLD 2010): limitações e desafios ao encontro de uma abordagem discursiva de linguagem

Regina Godinho de Alcântara Cleonara Maria Schwartz 22/04/2014
Avaliação externa da alfabetização: o PAEBES-ALFA no Espírito Santo Dilza Côco Cláudia Maria Mendes Gontijo 28/03/2014

Nos cadernos escolares de um passado recente: uma história do ensino da leitura no estado do Espírito Santo.

 Fernanda Zanetti Becalli Cleonara Maria Schwartz 23/08/2013
A escrita para o outro no processo de alfabetização. Dania Monteiro Vieira Costa Cláudia Maria Mendes Gontijo 30/04/2013
Alfabetização de crianças no Espírito Santo em tempos de ditadura militar. Dulcinea Campos Silva Cláudia Maria Mendes Gontijo 23/04/2013
Propostas e práticas de alfabetização em uma turma do segundo ano do ensino fundamental no município de Vila Velha/ES. Vanildo Stieg Cláudia Maria Mendes Gontijo 07/05/2012

Drummond, a crítica e a escola: a invenção de um poeta nacional pelo livro didático de ensino médio.

Maria Amélia Dalvi Salgueiro Cleonara Maria Schwartz 03/09/2010

 

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910