Núcleo de Estudos e Pesquisas em Alfabetização, Leitura e Escrita do Espírito Santo

Dissertações de Mestrado Acadêmico

                                     Dissertações de Mestrado Acadêmico
                            Título       Autor  Orientador   Data da defesa
Políticas de alfabetização de adultos (1945-1965): discursos da UNESCO Polyanna Silva Goronci Cláudia Maria Mendes Gontijo 20/06/2023

O Programa Conta Pra Mim e o Homeschooling com o ensino da leitura

Ana Carolina de Oliveira Ferreira

Cláudia Maria Mendes Gontijo

14/09/2022
Agenda 2030 e bibliotecas públicas: implicações para a formação de leitores Patrícia Veronesi Batista Cleonara Maria Schwartz 31/05/2021
Parceria público-privada na oferta da alfabetização de crianças em distorção idade-série: estudo sobre o programa Se Liga do Instituto Ayrton Senna Bárbara Cristina da Silva Sousa Cláudia Maria Mendes Gontijo 30/09/2019

GEEMPA: reflexões acerca do ensino da leitura e escrita em um programa de correção de fluxo escolar na alfabetização

Monique Linciano de Azevedo Costa

Cleonara Maria Schwartz

30/09/2019
Proposta pedagógica do Programa Alfa e Beta de Alfabetização Nayara Santos Perovano Cláudia Maria Mendes Gontijo 30/09/2019

Concepções de leitura e escrita proposta nas orientações curriculares para a Educação Infantil do Município de Aracruz

Paola Cometti Forechi Schmittel 

Cleonara Maria Schwartz

30/09/2019
Literatura juvenil premiada: diálogos entre pesquisas acadêmicas, crítica especializada, escola e adolescentes leitores Danilo Fernandes Sampaio de Souza Maria Amélia Dalvi Salgueiro 19/08/2019

O trabalho com a leitura nos anos iniciais do Ensino Fundamental divulgado no "Portal do Professor" do MEC

Lara Oliveira Rosado

Cleonara Maria Schwartz

30/08/2018

Atividades de leitura de textos na alfabetização: problematizações a partir de cadernos escolares

Rômulo Teixeira Macedo

Cleonara Maria Schwartz

30/08/2018
Contra tudo e todos: a formação de leitores em contextos adversos no munício da Serra Lucecleia Francisco da Silva Maria Amélia Dalvi Salgueiro 31/08/2017

Apropriações de concepções de leitura do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC)

Celina Loose

Cleonara Maria Schwartz

26/07/2016

Alfabetização de jovens e adultos no CEEJA-VI - ES: um estudo das concepções de linguagem/língua e alfabetização (final da década de 190 a 2003)

Rosiane Sudré Campos
 

Cleonara Maria Schwartz

 25/07/2016
A leitura nos anos finais do ensino fundamental: um diálogo com os professores e as atividades de leitura registradas em cadernos escolares Sandrina Wandel Rei de Moraes Maria Amélia Dalvi Salgueiro 24/02/2016

O Leitor e a Literatura Juvenil: um Diálogo Entre Os Prêmios
literários Jabuti e Fnlij e o Programa Nacional Biblioteca da Escola

Mariana dos Passos Ramalhete Maria Amélia Dalvi Salgueiro 29/09/2015

PAEBES: Modos, Formas e Diálogos a Partir dos Usos dos Resultados de Língua Portuguesa da Avaliação Externa Estadual no Município de Cariacica-es

Selma Lucia de Assis Pereira

Cleonara Maria Schwartz

28/08/2015

Diálogos sobre a alfabetização, a leitura e a escrita no programa provinha Brasil

Ana Paula Rocha Endlich Cláudia Maria Mendes Gontijo 29/08/2014

CONCEPÇÕES de Alfabetização, Leitura e Escrita Que Ancoram o
projeto Trilhas

Luiz Costa Ferreira Cláudia Maria Mendes Gontijo 27/08/2014
O Bloco Único no município da Serra: contribuições à história e à política de alfabetização (1995 a 2003) Fabricia Pereira de Oliveira Dias Cláudia Maria Mendes Gontijo 30/09/2013

O ensino da leitura e práticas de formação de leitores na escola primária de Santa Teresa(ES) na década de 1960.

Eliete Aparecida Locatelli Vago

Cleonara Maria Schwartz

25/04/2013

Práticas de leitura em turmas de quarta série do ensino fundamental em escolas da Prefeitura Municipal da Serra-ES

Gisele Santos de Nadai

Cleonara Maria Schwartz

25/03/2013

Práticas de Leitura em um hospital do Município de Vitória -ES

Clediluce Santana Cláudia Maria Mendes Gontijo 27/09/2012

Práticas de produção de texto numa turma de cinco anos da Educação Infantil.

Monica Cristina Medici da Costa Cláudia Maria Mendes Gontijo 20/09/2012

A concepção de linguagem na prova de redação do vestibular da Universidade Federal do Espírito Santo no período de 2000 a 2010.

Ana Paula Gomes de Oliveira

Cleonara Maria Schwartz

30/03/2012

Prática de alfabetização no município de Viana, no período de 2000 a 2009.

Gilciane Ottoni Pinheiro

Cleonara Maria Schwartz

27/03/2012

Práticas de produção de textos escritos no ensino técnico integrado ao médio

Cynthia Nunes Milanezi Cláudia Maria Mendes Gontijo 26/09/2011

Práticas de leitura nas séries iniciais do ensino fundamental em uma escola pública

Janaina Silva Costa Antunes Cláudia Maria Mendes Gontijo 22/08/2011

As práticas de alfabetização de duas escolas de ensino fundamental do município de Vitória

Kaira Walbiane Couto Costa Cláudia Maria Mendes Gontijo 29/10/2010

As práticas de alfabetização de duas turmas de 1º ano ensino fundamental

Eliane Cristina Freitas de Souza Cláudia Maria Mendes Gontijo 26/10/2010

História do ensino da leitura no Espírito Santo (1946-1960).

Elis Beatriz de Lima Falcão

Cleonara Maria Schwartz

27/09/2010

O trabalho com a Literatura na Educação Infantil.

Luciana Domingos de Oliveira

Cleonara Maria Schwartz

27/09/2010

 

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910