Núcleo de Estudos e Pesquisas em Alfabetização, Leitura e Escrita do Espírito Santo

II Simpósio em Alfabetização, Leitura e Escrita do Espírito Santo

 

II Simpósios em Alfabetização, Leitura e Escrita do Espírito Santo  
Programação Data de Realização    

13 de outubro de 2011

Manhã

Local: Teatro Universitário

8 h - Credenciamento

9 h - Sessão de abertura

9h30 - Conferência de abertura

Temática: Balanço crítico da década da Alfabetização

12 às 14 h - Intervalo para o almoço

Tarde

14 às 16h- Sessões de Comunicações

Local: Sala de aulas do IC-IV (Centro de Educação da UFES)

 

Sessão 1 - Formação de Professores

Coordenador(a): Shenia D'Arc Venturim Cornélio PPGE/UFES

Local: Auditório de IC-IV

Alfabetização: percursos do formador do alfabetizador

Maria Sílvua Bacila Winkeller (PUCPR)

A compreensão leitora de professoras do ensino funamental

A Maria Cardoso Feirreira (PPGE/CEDU/UFAL)

As relações sons e letras, letras e sons a partir da análise de um livro didático de alfabetização

 Shenia D'Arc Venturim Cornélio  (UFES/CE?PPGE/NEPALES/PMV/Rede de Ensino Doctum/Unices)

Pró-letramento ou letramentos: a formação continuada de professores de leitura e escrita

Elizabeh Orofino Lucio (PPGGE/UFRJ/LEDUC)

 

Sessão 2 - Leitura e Literatura

Coordenador(a): Cynthia Nunes Milanezi (PPGE/UFES - IFES)

Loca: Sala 4 IC-IV

O trabalho com textos literários numa classe de alfabeização

Cleudice Santana (PPGE/UES/)

Mônica Cristina Medice da Costa (PPGE/UFEs)

Modos de ler uma turma de primeira série

Cynthia Nunes Mlanezi (PPGE/UFES - Ifes)

Janaína Silva Cosa Antunes

Concebendo a leitura por meio de suas práticas

Gisele Santos de Nadai (PPGE/UFES)

A literatura na roda da educação infantil

Luciana Domingos de Oliveira (PPGE/UFES)

 

Sessão 3 - Práticas de Alfabetização I

Coordenador(a): Kaira W. Couto Costa (UFES)

Local: Sala 5 IC-IV

Práticas de alfabetização em séries iniciais em duas escolas do ensino fundamental do município de Vitória

Kaira W. Couto Costa (UFES)

Os alunos e as práticas escolares de leitura e escrita nos anos iniciais do ensino fundamental

Elvira Cristina Martins Tassoni (PPGE/PUC Campinas)

Como ocorre o processo de alfabetização dos alunos 1°C de uma escola da rede municipal de Vitória

Ana Cintia Alves Machado (CE/UFES)

 

Sessão 4 - Práticas de Alfabetização II

Coordenador(a): Dilza Côco (PPGE/UFES - IFES)

Local: Sala 6 IC-IV

Alfabetização e cadernos escolares: o que dizem sobre as práticas?

Dilza Côco (PPGE/UFES - IFES)

Práticas pedagógicas: desafios para os docentes na atualidade

Eliete Aparecida Stens Baier (Faculdade Saberes)

Daniela Bernadete Preato Clavero (Faculdade Saberes)

Mara da Rocha Braga (Faculdade Saberes)

As concepções de leitura presentificadas nas práticas de alfabetização de duas turmas do primeiro ano do ensino fundamental

Eliane Cristina Freitas de Souza (PPGE/UFES)

As condições de produção de texto escrito

Ana Pala Bergamin Marcolino (UFES)

Marcela Mariah Leite Silva (UFES)

 

Sessão 5 - Apropriação da linguagem escrita

Coordenador(a): Dania Monteiro Vieira Costa (PPGE/UFES)

Local: Sala 25 IC-IV

Conhecendo os níveis de conceitualização da escrita: propondo intervenções pontuais no processo de alfabetização

Edeil Reis do Espírito Santo (UEFS)

Lilian da Silva Teixeira (UEFS)

A apropriação da linguagem escrita por crianças na fase inicial de alfabetização

Dania Monteiro Vieira Costa (PPGE/UFES)

A apropriação da linguagem escrita pela criança surda

Ednalva Gutierrez Rodrigues (UFES)

Capacidades linguísticas e a formação de leitores competentes

Terezinha Toledo Melquiades de Melo (PPGE/UFJF)

 

Sessão 6 - Linguagem, discurso e ideologia

Coordenador(a): Raniely do Nascimento Kiihl (PPGE/UFJF)

Local: Sala 20 IC-IV

Para você é importante que as crianças aprendam a ler e a escrever? Por quê?

Eliane Cristina Freitas de Souza (UFES)

Jaira Walbiane Couto Costa (UFES)

Rosalina Tellis Gonçalves (UFES)

Ter olhos para ver e ouvidos para ouvir: uma análise dos textos publicados pelo jornal "A tribuna" no dia em que Vitória parou

Robson Loureiro (UFES)

Raniely do Nascimento Kiihl (UFES)

Considerações sobre o discurso

Juliana Contti Castro (PPGE/UFES)

 

Sessão 7 - História do ensino da leitura (em revista)

Coordeandor(a): Dania Monteiro Vieira Costa (PPGE/UFES)

Local: Sala 18 IC-IV

A campanha de educação de adolescentes e adultos e a atuação de Lourenço Filho (1947-1950): a arte da guerra

Dania Monteiro Vieira Costa (PPGE/UFES)

Gilda Cardoso de Araújo (PPGE/UFES)

A divulgação dos objetos de leitura na Revista Ilustrada em 1876: alguns dados de pesquisa

Luciane Moreira de Oliveira (Grupo de Pesquisa ALLE/FE/Unicamp)

A história da afabetização de crianças no Espírito Santo (1950)

Dulcinéa Campos (NEPALES/PPGE/UFES)

 

Sessão 8 - Infância e linguagens

Coordenador(a): Emilene Coco dos Santos(PPGE/UFES)

Local: Sala 07 IC-IV

Educação bilíngue: a apropriação da LIBRAS pela criança surda no contexto inclusivo

Diolira Maria Côrtes (PPGE/UFES)

Autismo: a alfabetização na perspectiva inclusiva

Emilene Coco dos Santos (PPGE/UFES)

Dificuldades de aprendizagem na ortografia da língua portuguesa no ensino fundamental

Gianni Marcela Ferreira Boechard (UFES)

 

Sessão 9 - Propostas/Métodos e livros didáticos

Coordenador(a): Joselma de Souza Mendes Rizzo (PPGE/UFES)

Local: Sala 08 IC-IV

O vitalismo do método fônico

Rosalina Tellis Gonçalves (UFES)

Alfabetização e conceitos afins: o ensino da língua materna como possibilidade de reflexão sobre a realidade

Joselma de Souza Mendes Rizzo (PPGE/UFES)

Regina Godinnho (PPGE/UFES)

As propostas de alfabetização elaboradas pelo MEC

Bianca Rodrigues Melo (UFES)

Letramento no livro didático: um olhar a partir das propostas de produção textual

Juliana Clara Pinton (PPGE/UFJF)

Kamila Reginaldo Costa (PPGE/UFSJ)

 

Sessão 10 - Propostas/Métodos e livros didáticos

Coordenador(a): Fabricia Pereira de Oliveira Dias (PPGE/UFES - CAPES)

Local: Sala 09 IC-IV

Escolha do livro didático de alfabetização: analisando a proposta do livro Porta Aberta

Elis Beatriz de Lima Falcão

Concepções de sujeito nas propostas de interpretação de textos

Fabricia Pereira de Oliveira Dias (PPGE/UFES)

Abordagens da leitura, da literatura, da literatura e dos materiais didáticos na formação docente inicial

Adriana Falqueto Lemos (UFES)

Anna Catharina Izoton Mariano (UFES)

Sérgio Alves de Novais (UFES)

As propostas de alfabetização infantil no município de Vitória, ES (Década de 1990)

Rosângela Pires Lima dos Anjos (UFES)

 

14 de Outubro de 2011

Manhã

8 às 10h15 - Mesas Redondas

Local: Teatro Universitário da UFES

Tema: Infância e Alfabetização

10h30 às 12h30 - Mesas Redondas

Tema: Políticas de educação e alfabetização no Brasil

12h30 ás 14h - Intervalo para o almoço

Tarde

14 às 16h - Sessões de relatos de experiências

 

Sessão 1 - Processos formativos e práticas pedagógicas

Coordenador(a): Rogério Drago (PPGE/UFES)

Local: Sala 04 IC-IV

Ciclo inicial de aprendizagem: estudos, atualização, aprofundamento e acompanhamento

Ana Maria Louzada (GFDE/SEME/Prefeitura Municipal de Vitória)

Daciene Silva Souza (GFDE/SEME/Prefeitura Municipal de Vitória)

Fátima Luzia Cezana (GFDE/SEME/Prefeitura Municipal de Vitória)

Guida Mesquita (GFDE/SEME/Prefeitura Municipal de Vitória)

Milena do Nascimento Medeiros (GFDE/SEME/Prefeitura Municipal de Vitória)

Paula da Silva Lopes (GFDE/SEME/Prefeitura Municipal de Vitória)

Terezinha da Penha de Jesus Manola (GFDE/SEME/Prefeitura Municipal de Vitória)

Projeto alfabetização, leitura e escrita: formação e intervenção

Maria das Graças Eugênia de Vitória (SEME/Prefeitura Municipal de Vitória)

Livros sem textos & produções textuais: possibilidades pedagógicas de ação em sala de aula

Sabrina Garcez (SMED/Prefeitura Municipal de Porto Alegre

 

Sessão 2 - Processos formativos e práticas pedagógicas

Coordenador(a): Maria Amélia Dalvi Salgueiro (DLCE/CE/UFES)

Local: Sala 06 IC-IV

Desafios no fazer acontecer do Proletramento 2011 na rede municipal de Porto Alegre

Sabrina Garcez (SMED/Prefeitura Municipal de Porto Alegre)

Crystina Di Santo D'Andrea (SMED/Prefeitura Municipal de Porto Alegre)

Kátia Silveira Pontes (SMED/Prefeitura Municipal de Porto Alegre)

Vera Adriane Konrad (SMED/Prefeitura Municipal de Porto Alegre)

Márcia Eliane Terra Soares (SMED/Prefeitura Municipal de Porto Alegre)

Reflexão e responsividade na formação de professores alfabetizadores: uma experiência no I Fórum de Alfabetização

Kenia dos Santos Francelino (UFES/Prefeitura Municipal de Guarapari/ES)

Lillyann Márcia Bruno (PPGE/UFES/Prefeitura Municipal de Guarapari/ES)

Letrar e Encantar

Mariliuce Kurz Vieira (SMED/Prefeitura Municipal de Pelotas/RS)

Jussara Pereira Cordeiro (SMED/Prefeitura Municipal de Pelotas/RS)

Sibele Mirapalhete Lopes (SMED/Prefeitura Municipal de Pelotas/RS)

Vera Savedra (SMED/Prefeitura Municipal de Pelotas/RS)

 

Sessão 3 - Aprendendo a ler e a escrever

Coordenador(a): Dulcinéa Campos (PPGE/UFES)

Local: Sala 07 IC-IV

Crianças de 6 anos aprendendo a ler e escrever

Maria Zoleide Back (Prefeitura Municipal de Forquilhinha/SC)

Rosanea da Silva Cavaler (Prefeitura Municipal de Forquilhinha/SC)

As parlendas como objeto de intervenção no desenvolvimento oral e da leitura: uma proposta com alfabetizadores

Edeil Reis do Espírito Santo (UEFS)

 

Sessão 4 - Tecnologias e Educação

Coordenador(a): Marluza de Moura Balarini (SEDU)

Local: Sala  18 IC-IV

Utilização de rótulos e embalagens na compreensão do sistema alfabético de escrita e na construção do pensamento estatístico e algébrico sob a mediação da informática com educando da EJA diurno e noturno/ES

Renata Matos Martins Batista Alves Simões (SEME/Prefeitura Municipal de Vitória)

O rádio na escola como instrumento de cidadania

Michele Elaide Freitas da Cunha (SEME/Prefeitura Municipal de Vitória)

Leitura e teatro de fantoche: uma combinação prazerosa

Cpelia Fátima Campos Santos (AUFES - Faculdade de Educação de Vitória)

Sandra Regina do Amaral (AUFES - Faculdade de Educação de Vitória)

Dengue: uma experiência de trabalho com textos

Fabricia Pereira de Oliveira Dias (PPGE/UFES)

 

Sessão 5 - Diversidade, inclusão e linguagens

Coordenador(a): Ednalva Gutierrez Rodrigues (DLCE/CE/UFES)

Local: Sala 25 IC-IV

Libras e o ensino de língua portuguesa como segunda língua - L2: desvelando possibilidades de saida do isolamto soial por meio do letramento

Cleunice Rodrigues Cardoso (SEMED/Prefeitura Municipal de Vila Velha/ES)

A alfabetização de crianças e adolescentes com dificuldades de aprendizagem por meio de jogos

Andressa Wiebusch (UFSM)

Práticas bilíngues em um Centro Municipal de Educação Infanil

Ednalva Gutierrez Rodrigues (PPGE/UFES)

Maria da Penha dos Santos de Assunção (PPGE/UFES)

Surdez: o desafio socioeducacional em seu percurso histórico

Rosiane Sudré Campos (SEDU/ES)

 

Sessão 6 - Práticas alfabetizadoras

Coordenador(a): Dania Monteiro Vieira Costa (PPGE/UFES)

Local: Auditório do IC-IV

A leitura e sua dimensão cultural

Crystina Di Santo D'Andrea (UFSM/SMED/Prefeitura Municipal de Porto Alegre)

Alfabetização e o letramento de crianças de seis anos: a importância do lúdico na práxis

Kátia Silveira Pontes (SMED/Prefeitura Municipal de Porto Alegra)

Crystina Di Santo D'Andrea (SMED/Prefeitura Municipal de Porto Alegre)

Sabrina Garcez (SMED/Prefeitura Municipal de Porto Alegra)

Vera Adriane Konrad (SMED/Prefeitura Municipal de Porto Alegre)

Márcia Eliane Terra Soares (SMED/Prefeitura Municipal de Porto Alegre)

O Sítio do Pica-Pau amarelo é aqui...

Márcia Leal Oliveira (SEME/Prefeitura Municipal de Vitória)

Regiane Aparecida da Silva Araújo Lúcio (SEME/Prefeitura Municipal de Vitória)

Solange Aparecida dos Reis Cardoso (SEME/Prefeitura Municipal de Vitória)

Trabalho pibidiano: uma construção oportunizadora de ações reflexivas dentro do contexto multiseriado

Nathana Fernandes (UFSM)

16 às 18h - Cerimônia de encerramento

13 e 14 de outubro de 2011

Comissão Organizadora

Cláudia Maria Mendes Gontijo (DLCE/PPGE/UFES)

Cleonara Maria Schwartz (DLCE/PPGE/UFES)

Ednalva Gutierrez Rodrigues (DLCE/UFES)

Luiz Costa Ferreira (CE/UFES)

Júlio Francelino Ferreira Filho (DLCE/UFES)

Janaína Silva Costa Antunes (Criarte/CE/UFES)

Valdete Côco (DLCE/PPGE/UFES)

Maria José Campos Rodrigues (DLCE/UFES)

Maria Amélia Dalvi Salgueiro (DLCE/UFES)

Marluza de Moura Balarini (SEDU/ES)

Comitê Científico

Regina Helena Silva Simões (PPGE/UFES)

Denise Meyrelles de Jesus (PPGE/UFES)

Rogério Drago (PPGE/UFES)

Janete Magalhães Carvalho (PPGE/UFES)

Eliza Bartollozi ferreira (PPGE/UFES)

Maria Aparecida Santos Côrrea Barreto (PPGE/UFES)

Edna Oliveira (PPGE/UFES)

Robson Loureiro (PPGE/UFES)

Ivone Martins de Oliveira (PPGE/UFES)

Carlos Eduardo Ferraço (PPGE/UFES)

·    

 

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910